CRAFT Engenharia compra mais dois recicladores móveis de resíduos da construção civil

A CRAFT Engenharia acaba de adquirir mais dois recicladores móveis. A nova aquisição, somada aos dois recicladores em operação na empresa, quadruplica o potencial de reciclagem da empresa, que dispõe, atualmente, da maior frota de recicladores móveis do país. Os dois novos equipamentos também são de origem austríaca. O primeiro, com características idênticas aos anteriores, é um reciclador primário que tem por finalidade a redução mecânica por impacto e compressão dos materiais a serem reciclados em até 2”, porém com capacidade de processamento de 450 toneladas/hora. O segundo, com capacidade de processamento de 288 toneladas/hora, trabalha por desgaste entre superfícies duras, permitindo a redução do material ao tamanho desejado.

Além dos novos recicladores, a CRAFT recebeu também dois conjuntos de peneiras selecionadoras móveis, cuja função é separar o material reciclado, de acordo com o tamanho da finalidade de sua reutilização. Como os anteriores, os novos equipamentos de reciclagem têm a vantagem da agilidade, uma vez que não exigem nenhum tipo de montagem especial, podendo ser movidos, colocados ou retirados do canteiro de obra em qualquer momento, oferecendo, portanto, o benefício de serem utilizados em obras das mais diversas dimensões.


Investimento em sustentabilidade – O investimento em reciclagem móvel da CRAFT é fruto da demanda do mercado, no esforço pela sustentabilidade e para se adequar à legislação ambiental, que determina o descarte de resíduos sólidos da construção civil em áreas pré-determinadas para posterior reciclagem. Adiantando-se à exigência, a empresa trouxe para o Brasil, em 2007, o primeiro reciclador móvel, único no país capaz de efetuar a reciclagem no próprio local da obra, e no ano passado, o segundo. Os equipamentos têm capacidade de processamento de 200 toneladas/hora, cada um. Com a nova aquisição a CRAFT passa a dispor da maior frota de recicladores móveis do país.

O resultado da reciclagem é um material que pode, em muitos casos, cumprir as funções da brita, sendo reutilizado na própria obra para aterros, reforço de sub-leito e construção de sub-base de pavimentação. Os novos equipamentos ampliam as possibilidades de reutilizaçao incluindo blocos de concreto, argamassas e concreto estrutural. A reciclagem dos resíduos da construçao civil, no canteiro de obra resulta em proteção ao meio ambiente e economia para o construtor, uma vez que também elimina o custo de transporte do entulho para as áreas de descarte.

Os resíduos da construção civil e demolições representam 61% do lixo produzido nas cidades brasileiras, segundo dados da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades. De acordo com a pesquisa, este percentual corresponde a 90 milhões de toneladas de lixo/ano, que devem ser depositados em áreas previamente estabelecidas, obedecendo a regras e normas ambientais criadas pelos estados e municípios, de acordo com as leis que tratam do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário