Entidades criam diretrizes de gestão urbana sustentável para cidades brasileiras

A Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos lançarão, no dia 19 de agosto, a Plataforma Cidades Sustentáveis, que integra o Programa Cidades Sustentáveis, às 9h30, no Sesc Consolação, localizado na rua Dr. Vila Nova, 245, em São Paulo. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os cidadãos e gestores públicos de todos os 5565 municípios brasileiros e oferecer recursos para que essas cidades adotem um modelo de desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável.

A agenda proposta na Plataforma Cidades Sustentáveis é constituída de 12 eixos temáticos que atendem os âmbitos social, ambiental, econômico, cultural e político. A plataforma também oferece indicadores para orientar a gestão municipal sustentável, casos exemplares e referências nacionais e internacionais.

O Programa Cidades Sustentáveis inclui uma campanha de mobilização da sociedade e de sensibilização dos candidatos às eleições municipais de 2012, bem como um sistemático processo de acompanhamento dos municípios e prefeitos no decorrer das próximas gestões.

Durante a cerimônia de lançamento do programa será realizado um debate sobre o desenvolvimento sustentável das cidades numa perspectiva nacional e internacional e sobre o papel das cidades na Rio+20. Haverá também pronunciamentos de entidades representativas dos prefeitos brasileiros e a apresentação de propostas para as cidades-sede da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário